A quadra que se aproxima é geralmente associada a excessos alimentares. As celebrações são feitas à volta de uma mesa bem recheada, com família ou amigos. Apesar de acharmos que são só os dias festivos que contam para o balanço final quando subimos na balança, isso está longe de ser a realidade. Os festejos começam no início de dezembro e terminam em meados de janeiro, almoços/lanches/jantares vão se multiplicando, a agenda preenche-se, revemos amigos, colegas de trabalho, familiares e o mote é sempre o mesmo, a comida.
As tentações espreitam por todo o lado e os doces de Natal fazem parte do nosso imaginário. A aletria, as rabanadas, o bolo rei, entre outros têm lugar cativo à mesa dos portugueses. Não têm que ser necessariamente maus se pudermos alterar alguns ingredientes ou o seu modo de confecção. O uso de farinhas integrais, substituir os lacticínios gordos por magros, a redução nas quantidades de gordura ou açúcar, podem fazer toda a diferença quando contabilizamos as calorias.
Por exemplo, numa receita original retire sempre pelo menos um terço de gordura e açúcar e sempre que possível, tente fazer substituições mais saudáveis. No caso do açúcar, substitua-o por stevia ou mel para adoçar as sobremesas, e quando falamos de fritos opte por confecioná-los no forno, ficam igualmente estaladiços, mas com teor de gordura reduzido.
E não se esqueça de incluir a fruta na confeção das sobremesas, é um modo natural de adoçarmos, assim como de realçar o sabor das nossas receitas.
Posto isto, deixo-vos duas receitas bem típicas, usando as dicas anteriores:
Arroz doce
- 4,5 dl de água
- casca de limão
- 1 pau de canela
- 250 g de arroz basmati
- 1 L de leite magro ou bebida vegetal
- 5 colheres de sopa de stevia ou mel
- 3 gemas
Deite a água num tacho, junte a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver. Acrescente o arroz, mexa e deixe cozinhar até a água evaporar. Junte agora um pouco de leite e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, acrescentando mais leite sempre que o anterior tenha sido absorvido.
Adicione de seguida o mel e deixe cozinhar, em lume muito brando, até o arroz ficar cremoso.
Quando retirar o arroz do lume, junte as gemas batidas, em fio e mexendo sempre, deite em taças e deixe arrefecer. Sirva polvilhado com canela.
Rabanadas
- 8 fatias de Pão de forma integral
- 300 ml de bebida de aveia ou leite magro
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 ovo inteiro
- 1 clara
- 4 colheres de sopa de água
- raspa de laranja
Bata o ovo inteiro com a clara e reserve. Numa taça, junte a bebida vegetal ou o leite, o azeite, o mel, 4 colheres de sopa de água e a raspa da laranja.
Aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.
Passe cada uma das fatias primeiro pela mistura do leite e depois pela dos ovos, e coloque no tabuleiro.
Leve ao forno durante 15 minutos, virando a meio do tempo para ficarem douradas.
Polvilhe com açúcar de coco e canela.
Quando for a hora de servir, coloque pequenas porções no seu prato e evite repetir. Assim, poderá provar um pouco de tudo, sem exageros. E para lidar com um “flagelo” usual desta quadra, saiba que as sobras podem ser devidamente acondicionadas e congeladas num período máximo até 3 meses, a -18ºC.
Não descure o exercício físico, ele é o melhor aliado para quando subir na balança em Janeiro não receber um presente “envenenado”. Manter o equilíbrio entre aquilo que se ingere e o que se gasta é a estratégia certa para manter o peso. Delicie-se e use estas dicas para fazer deste Natal mais leve e saudável que o anterior. Boas festas!