Setembro, o mês dos regressos. Regresso ao trabalho, regresso à escola, às actividades extracurriculares, o regresso à rotina que nos acompanhará para o restante ano. E falo em ano, porque para muitos de nós é nesta altura que delineamos novos objectivos, quer profissionais quer pessoais.
Após um período de alguns excessos, sentimos a necessidade de voltar a ter uma alimentação equilibrada e retomar a prática do exercício físico. Restaurar ou para alguns iniciar, um estilo de vida saudável. E para entrarmos com o pé direito neste período pós férias, o meu conselho é que “desintoxique” através da alimentação o seu organismo. Há alguns alimentos que são verdadeiros aliados para quem se quer sentir mais leve e com maior vitalidade.
O primeiro deles é o limão, fonte de excelência de vitamina C, uma vitamina antioxidante que favorece a recuperação dos estragos causados pela exposição solar na nossa pele. Iniciar o dia com um copo de água morna com 5 a 7 gotas de limão é uma excelente forma de estimular o sistema imunitário, favorecer o trânsito intestinal e contribuir para a absorção de ferro.
Os vegetais crucíferos, conhecidos mais popularmente por couves (incluindo os brócolos) são fontes de fotoquímicos ou fitonutrientes, substâncias naturalmente presentes que conferem protecção celular às agressões a que estamos sujeitos diariamente, como os denominados processos oxidativos (exposição solar, má-alimentação, poluição, tabagismo). Além de serem excelentes fontes de cálcio e ferro, o seu consumo tem uma acção anti-inflamatória e desintoxicante. Incluídos no prato como acompanhamento ou adicionados a uma sopa, são alimentos de excelência para quem se preocupa com o seu bem-estar.
Uma das bebidas com maior teor de antioxidante é o chá verde. Nele podemos encontrar os polifenóis do chá – catequinas – responsáveis por combater o envelhecimento precoce e é preventivo para algumas doenças crónicas. A teína é a substância responsável pelo efeito estimulante e energético que o chá pode ter no nosso dia a dia. Num consumo responsável de 2 a 3 chávenas de chá verde por dia, teremos não só uma forma de desintoxicar o nosso organismo, como estamos a ajudar na hidratação diária necessária ao bom funcionamento do mesmo.
Use as sementes e os frutos secos diariamente. Quer seja numa salada ou num snack ao longo do dia, estes são fonte de magnésio, um mineral tão importante para a recuperação da fadiga muscular, que se pode sentir quando retomamos ou iniciamos a atividade física, assim como a regulação do açúcar no sangue, impedindo picos de fome ou maior cansaço.
No caso das frutas, o cardápio é variado. Abacaxi, frutos vermelhos, pêra, maçã, kiwi e ameixa são frutas com menor teor de açúcar mas com maior riqueza em vitaminas antioxidantes, fibras e claro está minerais.
Deixo aqui duas sugestões para esta rentrée. Um sumo e uma sopa. Um para iniciar o dia, outro para fechá-lo da melhor maneira.
Por mais que seja penoso para alguns de nós, o regresso à rotina também pode ser benéfico para a nossa saúde. O retomar de horários é um auxílio para respeitar os intervalos das refeições, cumprir as desejadas 5 a 7 refeições diárias, e até para sermos mais ativos fisicamente, quer seja antes de iniciarmos a nossa jornada diária, ou ao final de um dia de trabalho.
Sumo Detox
- 200ml de chá verde
- 1 fatia de abacaxi
- 1 maçã
- 2 folhas de repolho
- 1 colher de café de sementes de chia.
Coloque numa liquidificadora o chá verde frio, o abacaxi, a maçã e as folhas de repolho, previamente lavadas. Bata até conseguir homogeneizar todo o conteúdo que se encontra no copo. Sirva e no final coloque no topo a colher de café de sementes de chia. Aguarde dois minutos até as sementes dobrarem de tamanho e ingira de imediato.
Sopa Fria Detox
- 5 ramos de aipo
- meio pepino descascado
- 1 abacate
- sumo de meio limão
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de sopa de sementes de abóbora
- 1 copo de agua (200 ml)
Colocar o aipo, o pepino, o abacate (previamente cortados), o sumo de limão e metade do copo de água num liquidificador e bater até obter um puré. Adicionar a restante água atingindo a consistência desejada. Temperar com uma pitada de sal e pimenta. Sirva e coloque no topo as sementes de abóbora.