Quem nunca chegou mais tarde a casa e se deparou com o fato de não ter nada programado para o jantar? Daí a fazer uma refeição errada é um pequeno passo.
Ter uma alimentação saudável não é assim tão complicado, o truque está no que temos disponível no nosso frigorífico e na nossa dispensa. Devem ser alimentos que rapidamente podem ser transformados numa refeição nutritiva e saborosa.
A receita em baixo é um exemplo prático disso mesmo.
Wrap de salmão fumado
Opção perfeita para aqueles dias em que chegamos tarde e não apetece cozinhar. Leve, saborosa e repleta de nutrientes.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 8 tortilhas
- 2 abacates pequenos
- 250 g de salmão fumado
- Rúcula
- Sumo de lima
- Pimenta preta moída
Como preparar?
Esmagar os abacates com o auxílio de um garfo.
Quando estiverem com a consistência de uma maionese, tempere com o sumo de lima e pimenta preta.
Comece por barrar as tortilhas com o preparado anterior e em seguida coloque o salmão. E depois, as folhas de rúcula. Enrole e feche bem as tortilhas.
Sirva de imediato.
Dou o exemplo, umas das frutas sempre disponíveis na minha fruteira é o abacate (ou pera abacate, como também é conhecido). É um fruto perfeito para ser adicionado numa salada, num wrap, num batido ou até numa deliciosa sobremesa devido à sua textura cremosa.
O abacate está recheado com a chamada “gordura do bem”, é uma fonte de gorduras insaturadas (mono e polinsaturadas) importantes na redução dos triglicéridos e do colesterol sanguíneo, e por isso mesmo, um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.
Outra característica importante deste fruto é a sua riqueza em fibra. A fibra desempenha vários papéis fundamentais no nosso bem-estar, destacando-se o aumento da velocidade do trânsito intestinal (prevenindo a obstipação), e assim contribuindo para a saciedade gástrica (diminuindo a sensação de fome).
A sua riqueza em ácido fólico (vitamina B9) faz deste fruto um aliado da saúde cardíaca e excelente para quem está a passar por uma gravidez – pela larga importância na prevenção de malformações neurológicas do feto.
Além disso, as vitaminas A, E e C conferem-lhe propriedades antioxidantes que combatem a oxidação a que o nosso corpo está sujeito diariamente.
Outros exemplos são os ovos, o atum ao natural, ou o salmão fumado podem também ser uma excelente opção como forma de proteína na confeção dos nossos pratos. Numa massa, numa salada, ou como neste caso, num wrap, o salmão é um alimento versátil.
Proveniente de águas frias e profundas, o salmão é um peixe com provas dadas pelo seu poder anti-inflamatório devido à presença de um ácido gordo em particular: o Ómega 3. Este ácido tem várias vantagens para quem o consome. A primeira das quais, e talvez a mais conhecida, é a prevenção de doenças cardiovasculares graças à sua capacidade da redução da pressão arterial, assim como a manutenção de um saudável perfil lipídico, com a diminuição do LDL (mau colesterol) e aumento do HDL (bom colesterol).
Para quem sofre de processos inflamatórios nas articulações, este alimento pode ser uma mais valia, pois tem elevada capacidade anti-inflamatória, diminuindo a dor articular. Mas a maior surpresa é a sua ação a nível cerebral. Sabe-se que estes ácidos gordos são importantes para uma manutenção normal da função cognitiva, assim como na perda de memória associada ao envelhecimento.
Na sua versão fumada, o salmão contém uma maior quantidade de sódio, dispensando assim a adição de sal aquando da preparação nas suas diferentes formas.
Não há desculpas para fazer as escolhas erradas. As certas começam logo na lista do supermercado. O planeamento das refeições deve incluir estes fenómenos da vida moderna, onde a escassez de tempo é tantas vezes uma realidade.