Neste mês de outubro a rúbrica “Dicas ao Minuto” é dedicada aos snacks. Esta palavra de origem inglesa significa uma pequena refeição feita entre as principais refeições diárias, isto é, um lanche a meio da manhã, de tarde ou mesmo à noite.
Na maioria das vezes, estes pequenos snacks estão associados a alimentos caloricamente mais ricos, mas nutricionalmente bastante pobres, tais como: chocolates, bolachas, batatas fritas, aperitivos salgados, produtos de pastelaria – como bolos ou salgados. No geral alimentos mais processados, impossíveis de metabolizar, transformando-se em gordura.
Um dos maiores desafios nestes lanches é aliarmos o prazer a um estilo de vida saudável. E sejamos honestos, às vezes queremos ir um bocadinho mais além e fugir das opções mais óbvias.
Quando nos sentimos mais cansados desperta no nosso organismo uma necessidade de entrada de açúcar no sangue, numa tentativa de nos manter despertos e com maiores níveis de energia.
Com atividades profissionais cada vez exigentes em que o tempo é um bem precioso, o desafio passa por elaborar snacks que sejam de fácil preparação.
Tendo como acompanhamento um chá, um sumo natural de frutas ou mesmo uma bebida vegetal, apresento-vos uma receita de bolachas de aveia como uma excelente opção. Sem farinha ou açúcar refinado e com alto poder saciante, podem ser perfeitamente armazenadas em frascos herméticos e facilmente transportadas para o nosso local de trabalho ou para a escola pelos mais novos.
Receita bolachas de aveia
Ingredientes:
– 2 bananas maduras
– 2 ovos
– 3 colheres de sopa de mel
– 2 chávenas de aveia em flocos mais fina
– canela
– pepitas de cacau cru
Numa liquidificadora junte as bananas, os ovos, o mel e a canela. Bata muito bem e deite o preparado numa taça.
Envolva no preparado a aveia e coloque num tabuleiro forrado com papel de vegetal 1 colher de sopa, lado a lado.
Polvilhe com as pepitas de cacau cru e leva a forno pré aquecido a 180°C até ficarem douradas.
Outras das características na escolha de um snack é o elemento crocante. Sabe-se que esta característica presente em alguns alimentos, ativa zonas cerebrais ligadas ao prazer. Talvez pelo som, pela textura na boca ou até por ambos, as batatas fritas e seus semelhantes, as bolachas, são alimentos altamente populares nestas pausas diárias.
A próxima receita vai ao encontro dessas mesmas pausas crocantes sendo que a diferença aqui é a chancela do saudável.
Receita chips de batata doce
Ingredientes:
– 1 batata doce
– 1 colher de azeite
– uma pitada de sal
– pimenta preta
– tomilho
Lavar bem a batata doce, podendo ou não retirar-se a casca (aqui já pode ficar ao critério de cada um). Cortar em finas rodelas com cerca de 3 mm de espessura, por forma a que se possa assar e para que não fiquem desfeitas.
Dispor as rodelas num tabuleiro forrado por papel vegetal, sem se sobreporem e temperar com o sal e a pimenta preta moída ao momento. Colocar o azeite em fios muito finos por cima das rodelas e no fim polvilhar com o tomilho.
Levar a forno pré aquecido a 180ºC durante 15 minutos, virando as batatas e dando mais 15 minutos para que fiquem secas e crocantes no final.
E quando temos que fazer umas horas extra em casa para preparar aquela reunião, responder a emails, entre tantas outras coisas? O que devemos comer?
As escolhas têm que ser inteligentes, principalmente a esta hora do dia. Uns dips de palitos de cenoura ou pepino, mergulhados em iogurte natural temperado com ervas aromáticas, um fio de azeite e sumo de limão são uma excelente escolha nestas horas de maior aperto. E para nos prepararmos para uma boa noite de sono, incluir os frutos secos à ceia é a melhor opção. Por exemplo, um copo de bebida de amêndoas ou adicionar umas nozes a uma gelatina sem açúcar ajuda no relaxamento do sistema nervoso devido ao alto teor de magnésio presente nestas oleaginosas.
E para os que gostam de estar a relaxar em frente ao sofá a ver a sua série favorita?
As pipocas feitas em casa ou mesmo uns tremoços bem demolhados podem ser os companheiros ideais para uns serões caseiros.