MAGNÉSIO E O DESPORTISTA

A importância do magnésio no organismo

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no nosso organismo, sendo cofator em mais de 300 reações metabólicas. Encontra-se maioritariamente nos ossos e músculos e as suas funções multiplicam-se. Desde a síntese proteica à produção de energia celular, passando pelas transmissões nervosas, regulando a pressão arterial, a contração muscular, e o controlo glicémico, entre outras. Desempenha assim um papel fundamental no nosso equilíbrio e bem-estar.

 

Ler mais

MAGNÉSIO NA VIDA ATIVA

O que posso comer quando vou viajar?

Viajar é dos maiores desafios para mantermos uma alimentação saudável. Seja em lazer ou por razões profissionais há sempre a tentação de não seguir uma dieta saudável e equilibrada. Mas há regras e técnicas que podemos aprender para viajarmos sem prejudicarmos a forma como nos alimentamos. Nestes dias, o mais importante é começarmos com um pequeno almoço reforçado, por exemplo um iogurte com aveia, fruta fresca e algumas sementes. Deste modo, temos uma refeição repleta de nutrientes que nos vão dar aquele arranque energético, preparando-nos para um dia que possa ser mais desgastante para o nosso organismo. Uma das regras de ouro numa vida ativa é fazermos refeições com intervalos de três em três horas.

 

Ler mais

SEM TEMPO E IDEIAS PARA COZINHAR?

Wrap de Salmão Fumado, a receita de uma refeição leve e saborosa!

Quem nunca chegou mais tarde a casa e se deparou com o fato de não ter nada programado para o jantar? Daí a fazer uma refeição errada é um pequeno passo.

Ter uma alimentação saudável não é assim tão complicado, o truque está no que temos disponível no nosso frigorífico e na nossa dispensa. Devem ser alimentos que rapidamente podem ser transformados numa refeição nutritiva e saborosa.

 

Ler mais

NUTRIÇÃO DOS SENIORES

Envelhecer de forma ativa é um dos desafios da era em que vivemos. Sendo que Portugal tem a quarta maior taxa de seniores da Europa, o aumento da esperança média de vida deve ser aliado a um bem-estar e qualidade no envelhecimento.

A malnutrição e em particular a desnutrição, são fatores determinantes tanto para doenças como para a diminuição da qualidade de vida nesta faixa etária.

 

Ler mais

FÉRIAS EM FAMÍLIA

No Verão, a vida tem outro ritmo. As crianças ficam de férias da escola, os amigos e família juntam-se para conviver com maior regularidade, é a fuga à rotina do resto do ano.

Mas nem todas as rotinas devem ser esquecidas, sobretudo no que toca à alimentação. Nesta época do ano, as refeições em família são momentos especiais de partilha. Quer sejam em casa, na praia ou mesmo no campo.

 

Ler mais

REGRESSO À ROTINA

Setembro, o mês dos regressos. Regresso ao trabalho, regresso à escola, às actividades extracurriculares, o regresso à rotina que nos acompanhará para o restante ano. E falo em ano, porque para muitos de nós é nesta altura que delineamos novos objectivos, quer profissionais quer pessoais.

 

Ler mais

Snacks práticos e deliciosos

Neste mês de outubro a rúbrica “Dicas ao Minuto” é dedicada aos snacks. Esta palavra de origem inglesa significa uma pequena refeição feita entre as principais refeições diárias, isto é, um lanche a meio da manhã, de tarde ou mesmo à noite.

 

Ler mais

Como evitar excessos numa época com doces irresistíveis!

A quadra que se aproxima é geralmente associada a excessos alimentares. As celebrações são feitas à volta de uma mesa bem recheada, com família ou amigos. Apesar de acharmos que são só os dias festivos que contam para o balanço final quando subimos na balança, isso está longe de ser a realidade.

 

Ler mais

O que comer antes e após o treino

O modo como nos alimentamos condiciona não só o rendimento como os resultados na prática do exercício físico.

Nutricionalmente podemos dividir o treino em três momentos distintos: antes, durante e depois do treino, que variam igualmente com outros fatores como a idade, o sexo, composição corporal, tipo de treino, duração, intensidade e regularidade. Não menos importante é a finalidade do treino, se é apenas pela manutenção da forma física, perda de peso ou de percentagem de gordura corporal, ou aumento da massa magra – massa muscular. Um exemplo disso é um atleta de alta competição que tem um maior dispêndio energético do que alguém que pratique exercício físico 2 a 3 vezes por semana.

 

Ler mais