Férias em Família

No Verão, a vida tem outro ritmo. As crianças ficam de férias da escola, os amigos e família juntam-se para conviver com maior regularidade, é a fuga à rotina do resto do ano.

Mas nem todas as rotinas devem ser esquecidas, sobretudo no que toca à alimentação. Nesta época do ano, as refeições em família são momentos especiais de partilha. Quer sejam em casa, na praia ou mesmo no campo.

A mesa é o local de eleição onde acabamos por passar a maior parte do tempo a conversar e até a educar – a chamada educação alimentar. Aqui os adultos têm de ser os primeiros a dar o exemplo. Apesar de haver menos rotinas no verão, e saltar refeições ao longo do dia são grandes erros que devemos evitar.

Nas refeições principais devemos ter sempre presente uma oferta de verduras e legumes, seja na forma de sopa ou como acompanhamento. Devemos evitar os alimentos processados, que apesar de serem de rápida preparação, são fontes de gorduras saturadas.

Uma alimentação equilibrada, diversificada, colorida, pobre em sal e em açúcar é meio caminho para a promoção de hábitos saudáveis. Todos estes hábitos são um legado familiar que irá ser replicado pelos mais novos e que poderá influenciar a forma como se alimentam as gerações futuras da família.

Mas o verão é também a altura em que mais estamos com amigos. Como latinos, os portugueses estão entre os povos que celebram a vida em torno da mesa de refeição, o que por vezes pode ser uma desculpa para cometer alguns erros com refeições desequilibradas.

Para evitarmos estes excessos temos que ser inteligentes no momento da escolha dos pratos.

 

Vamos às dicas:

  • A primeira, e de extrema importância, é nunca chegar a estas refeições com muita fome. É uma forma de nos precipitarmos optando por pratos mais calóricos, na tentativa de apaziguar a sensação de vazio que vai ecoando no nosso estômago.
  • Se tiver oportunidade, opte por uma sopa como entrada.
  • Nos pratos principais evite aqueles que têm molhos, natas, queijo e evite os fritos. Nos acompanhamentos use e abuse dos legumes ou saladas, temperados com um fino fio de azeite.
  • Por fim, e como nesta altura do ano a fruta também abunda nas bancadas dos mercados, é a opção perfeita para uma sobremesa ou como acompanhamento em salada.

 

E para nada atrapalhar as suas férias atenção redobrada à conservação dos alimentos, sobretudo quando vamos para a praia e ficam sujeitos a temperaturas mais altas, correndo o risco de provocar uma intoxicação alimentar.

Neste sentido, a refrigeração é muito importante nesta altura. É possível conservar os alimentos mais frescos através de malas térmicas ou auxiliadas pelas couvetes de gelo, mantendo a temperatura baixa, inibindo assim a proliferação de microrganismos que contaminem os alimentos. Cremes, natas, maioneses, fiambres ou qualquer alimento rico em gordura devem ser evitados.
E claro nunca esquecer a hidratação, quer sob a forma de água ao natural ou aromatizada com pedacinhos de fruta, paus de canela, hortelã ou manjericão.

Faça das suas férias em família momentos de pausa, reflexão, de partilha e de educação alimentar dos mais novos. As baterias vão certamente ficar carregadas até ao verão seguinte.