O que posso comer quando vou viajar?
Viajar é dos maiores desafios para mantermos uma alimentação saudável. Seja em lazer ou por razões profissionais há sempre a tentação de não seguir uma dieta saudável e equilibrada. Mas há regras e técnicas que podemos aprender para viajarmos sem prejudicarmos a forma como nos alimentamos. Nestes dias, o mais importante é começarmos com um pequeno almoço reforçado, por exemplo um iogurte com aveia, fruta fresca e algumas sementes. Deste modo, temos uma refeição repleta de nutrientes que nos vão dar aquele arranque energético, preparando-nos para um dia que possa ser mais desgastante para o nosso organismo. Uma das regras de ouro numa vida ativa é fazermos refeições com intervalos de três em três horas.
Devemos sempre fazer-nos acompanhar de alguns alimentos que são fornecedores de energia, saciantes e práticos de transportar. O meu destaque vai para os frutos secos – são um snack perfeito. Colocarmos uma mistura de nozes, amêndoas, avelãs, cajus, castanhas do Pará – todos sem sal – devidamente acondicionados numa caixa e ir mordiscando estes verdadeiros campeões de proteína e gorduras insaturadas – as chamadas gorduras saudáveis.
Temos ainda as frutas desidratadas, como passas, ameixas, tâmaras, damascos, figos, muito ricos em fibra e minerais, sendo elementos de alta densidade nutricional. Destaco também a riqueza destes alimentos em magnésio, sendo um mineral tão importante para a redução do cansaço e da fadiga, inerente a uma vida ativa e desafiante que enfrentamos diariamente.
Quando o assunto são refeições mais completas, a minha sugestão vai para barras proteicas com valores reduzidos de açúcar e gordura, ou mesmo ovos cozidos. São alimentos mais saciantes, ajudando a escapar às típicas refeições rápidas que geralmente são escolhas erradas para quem pretende ter uma alimentação mais saudável.
A fruta como a banana, a maçã e as pêras também deve ser incluída sendo fonte de vitaminas e minerais. E nunca esquecer a hidratação, quer através de água ou tisanas perfazendo sempre 1,5L ao dia.
DICAS AO MINUTO:
– Devemos fazer refeições de três em três horas;
– Destaque para os frutos secos, são um snack perfeito;
– frutas desidratadas , ricas em magnésio;
– Para refeições mais completas, de destacar as barras proteicas e os ovos cozidos;
– Fruta como a banana, maçãs e perâs são ideais como fonte de vitamina;
– -Não esquecer: beber pelo menos 1.5L de água ao dia.